quarta-feira, 26 de junho de 2013

Conhecendo a vida de um gênio em Da Vincis Demons

Ao contrário do que você pode pensar vendo o título, a série não fala de demônios realmente, é um termo utilizado como figura de linguagem para as preocupações de Leonardo Da Vinci.

Ficha Técnica

Gênero: Ficção/Histórico
Temporadas: 1 de 8 episódios (a segunda já foi confirmada para o primeiro semestre de 2014)
Direção: David S. Goyer (Blade, Batman Begins)
Estúdio: FOX
Ano: 2013

História

Primeiramente, preciso situar historicamente a série, para então prosseguir com seu enredo. Da Vinci’s Demons conta a história do jovem Leonardo da Vinci, então com 25 anos, em Florença, durante o período da Renascença italiana, a cidade em que se tinha a maior liberdade artística do país na época (final do século XV). Desde o princípio, é necessário saber que não são todos os fatos mostrados nessa série que são verídicos, embora uma boa parte deles realmente esteja de acordo com relatos da história do inventor. Um exemplo disso é a proximidade com a família Médici, principalmente Lourenço, que influenciou muito na história e nas ideias de Da Vinci.


Pois bem, nessa Florença Leonardo foi educado pelo famoso pintor Verrocchio, com quem muito aprendeu, e quem desde o início viu muita sagacidade e habilidade em Da Vinci, vindo mais tarde a render-se aos encantos dele e considera-lo o maior gênio que havia conhecido. Verrocchio foi como um pai para o artista, pois Leonardo foi um filho ilegítimo de Piero Da Vinci com uma camponesa, o que fez com que muitas vezes fosse desprezado pelo pai. Verrochio dava toda liberdade criativa para Da Vinci em seu ateliê, e isso, aliado a seu aguçado raciocínio, anos luz a frente de sua época, fez com que o jovem se torna-se nem um pouco modesto, e muitas vezes inescrupuloso em busca de seus ideais.


E é nesse contexto que encontramos Leonardo Da Vinci na série, sempre buscando adquirir conhecimento, não importando o que fosse necessário fazer. Desde o começo percebemos que conseguir voar era o grande objetivo dele, pois adorava olhar pássaros voando para os desenhar, tentando entender o modo como voavam e, um dia, ser capaz de imitá-los.


A situação de Florença é de quase conflito com o Vaticano, pois suas ideias estão batendo quase de frente, enquanto um tenta dominar o outro. Do lado de Florença esta Lourenço de Médici, que fazia sua cidade ser livre em pensamentos, mesmo religiosos, e fazendo com que cada indivíduo pudesse crescer mediante seu mérito próprio. Do Vaticano, o Papa Sisto IV, contra toda essa liberdade que existia entre os florentinos, decidido a caçar ateus e hereges, e priorizando aliados e parentes nos cargos de alto escalão. Por sua vontade de entender as coisas, e ter como ser financiado para isso, Leonardo se oferece para Lourenço como projetista de armas, para que possa desenvolvê-las a fim de poder assegurar uma vitória de Florença no caso de ataque inimigo. Devido a sua inteligência e perspicácia, logo Da Vinci consegue a aprovação e o respeito da família Médici.


Nesse meio tempo, questões sobre seu passado e sua própria pessoa são colocadas em jogo, e ele precisa entender o que aconteceu quando entrou numa caverna, anos atrás, pois todas lembranças posteriores a isso estão apagadas. E sua mãe? O que aconteceu com ela? Ela ainda está viva? Leonardo da Vinci acaba sendo colocado no meio de um jogo de poder que pode acabar com a sua vida e a de pessoas próximas a ele.

Opinião

Séries com um fundo histórico já tem alta cotação comigo antes de seu início, sabendo que seria sobre a vida de Leonardo da Vinci, que considero um dos maiores gênios que já existiu, ajudou muito com minha vontade de acompanhar essa série. Devo admitir que não conhecida muito da vida de Da Vinci antes do início da série, mas conforme via os episódios, foi me despertando uma curiosidade sobre a vida dele, e pude ver que muito sobre o passado de Leonardo mostrado na série é realmente real, bem como o fato de trabalhar para os Médicis por um tempo. Porém, a parte de conspiração contra a Igreja e a empreitada do artista são fictícios, e é preciso saber diferenciar isso.


Apesar de apenas o pano de fundo ser real, a série prende muita atenção, e chega um momento em que começamos a nos perguntar se aquilo realmente não aconteceu, pois os fatos acabam se encaixando de forma muito bem feita, instigando que você queira ver o próximo episódio.


Vale aqui ressaltar a atuação dos atores da série. Tom Riley faz o papel de Leonardo da Vinci, e passa muito bem aquela sensação de quem está pensando, se concentrando quando seu personagem quer descobrir algo, sem contar que para mim ele parece se identificar muito com o papel, pois tem uma atuação realmente boa. O demais pode ser dito dos outros atores, com destaque para Blake Ritson, que interpreta Riario, um sobrinho do Papa, que se torna uma pedra no sapato de Da Vinci (em algumas cenas é possível chegar a odiá-lo).
Outro ponto forte da série é o cenário, ambientado, obviamente, na Itália Renascentista, com vestimentas de acordo, indo desde a magnificência de castelos, até a devassidão própria da época (sim, terão algumas cenas de sexo na trama, mas em geral perfeitamente entendíveis no contexto). E também tenho que citar os efeitos que foram usados quando mostra Leonardo pensando, tornando reais as linhas, como se fossem feitas de lápis. Do mesmo modo, é feita a abertura, com linhas e desenhos se sobrepondo um ao outro, além de ter um som de fundo que me faz ter a impressão de que grandes acontecimentos estão por vir.


Muitos fãs de séries não gostam de dublagem, mas para mim a dublagem de Da Vinci’s Demons ficou muito boa. Vi tanto dublado quanto legendado, e posso dizer que quase prefiro a versão dublada. Pode parecer estranho, mas parece que as vozes combinam mais que as originais as vezes, embora a versão original não seja ruim.
Por fim, devo dizer que o final desta temporada deixará muita gente com raiva, pois termina em aberto, com um gancho para a próxima temporada. Mas, termina tão em aberto que eu soltei um sonoro palavrão quando começaram a aparecer os créditos após a última cena (u.u). Dito isso, Da Vinci’s Demons se torna para mim uma das sequências mais aguardadas da próxima temporada.



Nota: 9

                                                                                                                          Por César
_________________________________________________________________________
Comentário do JP: Eu ainda não tive o prazer de assistir a esta série entretanto, me parece ser incrivelmente legal e estou cogitando a começar a assistir também adoro essa época da história, e não sei porque ler esta resenha me deu vontade de jogar assasins creed , que venham os demonios de Da Vinci!

Um comentário:

  1. O ponto mais interessante dessa resenha e a ligação entre o contexto historico e a propria serie. Tenho um toque de misterio que realmente chama atenção. Parabéns pela escrita e pelo site!

    ResponderExcluir