terça-feira, 26 de novembro de 2013

Um pouquinho de pancadaria Mecha em Dinasty Warriors Gundam 2



Antes de Luffy e companhia sair dando uma de samurais na era do Japão Feudal, tínhamos Gundams fazendo o serviço de aniquilar ordas de inimigos.



Ficha Técnica

Desenvolvedora: KOEI, Omega Force
Publicadora: Namco Bandai
Plataforma: PS2/PS3/X360
Ano de lanamento: 2008
Gênero: Hack n' Slash, estratégia
1-2 Jogadores

Dinasty Warrios Gundam 2, ou Gundam Musou 2 foi lançado para Playstation 2, Playstation 3 e Xbox 360, sendo o típico jogo Hack n' Slash (acerte tudo que ver pela frente), com elementos táticos e influência direta de Dinasty Warriors. 

Não tem muito como falar sobre a história do jogo todo, pois no  "Official Mode" você tem a oportunidade de controlar os personagens que fazem partes das histórias da Universal Century, seguindo cronologicamente os acontecimentos de Gundam, Zeta Gundam, ZZ Gundam e do Filme Gundam: Chars Counterattack. Nesse modo, os principais acontecimentos são contados por meio de sequência de diálogos - muito bem dublados por sinal (apesar de eu preferir a dublagem original, principalmente do personagem Char, que é muito icônica) - mas sem animações, ficando apenas nestes balões de dialogo e dublagem antes de cada missão. Como nos jogos do Dinasty Warriors o narrador dá um panorama geral da situação, da história e do conflito que irá acontecer. Depois disso, chega a hora de descer o sarrafo nos inimigos!



Seguindo o que o nome já indica, você comanda um Traje Móvel "Mobile Suit" contra um exército de inimigos, tendo como objetivo na maioria das vezes algo simples: derrote todos de uma determinada zona, assim o chefe da área irá chegar, e terá que derrotá-lo. Fim, e parta para próxima. Porém, às vezes o objetivo pode mudar, sendo algo como proteger um aliado, derrotar um número especifico de inimigos, sobreviver por um determinado tempo ou derrotar um chefão em especial, mas sempre seguindo a mesma fórmula de esmagar o seu botão quadrado como se não houvesse amanhã.

Além do "Official Mode", temos o "Mission Mode", onde você pode escolher personagens e Mobile Suits de fora do Universal Century, então a galera do G Gundam, Gundam Seed, Gundam Wing e muitos outros podem ser escolhidos. Aqui, a história funciona um pouquinho diferente, já que cada uma das dezenas de opções de personagens possuem histórias próprias, fora de seus universos originais, o que permite ter equipes de Gundam Wing e Seed trabalhando juntas, por exemplo, e mesmo assim existir algum sentido nisso tudo. Ainda dentro deste modo, os acontecimento no campo de batalha influenciam quem irão ser seus amigos e inimigos durante o percurso da história, ou seja, deixou de ajudar um personagem em uma determinada missão, ele pode voltar novamente como inimigo, do mesmo modo que se salvou algum, ou fez com que se destacasse dentro de uma determinada batalha,  este poderá ser um novo aliado, e por aí vai.



E ainda dentro do próprio "Mission Mode", é possivel escolher diversos opções de jogo, como o já explicado modo história ("Official Mode"); o "Free Missions", missões fora do contexto das histórias; o "Extra Missions", missões com suas próprias histórias; o "Friendship Missions", que auxiliam a determinar os graus de relacionamento com os outros personagens; e o "Licence Missions", onde você deve executar missões para então ter permissão com determinado personagem para pilotar um Gundam que não seja o dele. Por exemplo, para o Amuro pilotar o Striker Freedom Gundam, ele irá necessitar realizar a missão para isso, deu pra entender?

No jogo, você pode evoluir o piloto, com um sistema de experiencia simples, onde novas habilidades são adquiridas conforme você pilota determinado Mobile Suit. Quanto mais você pilota um Gundam, maior a chance de aprender alguma habilidade que a ele confere. Do mesmo modo, também  é possível evoluir os próprios Mobile Suits, com um sistema um pouco mais complicado de peças, que será possível utilizar conforme você derrota os inimigos, já que eles podem deixar cair peças, as quais mais tarde podem ser usadas para melhorar o seu robôzão.

Opinião


Para quem me conhece, sabe que eu sou fãzaço de animações do estilo Mecha, sendo Gundam de longe uma das séries que eu mais curto do gênero, além de ser o "paizão" de muitos animes de robôs gigantes. Quando eu vi que existia um jogo de Gundams no estilo de Dinasty Warriors, eu precisava correr para jogar, e me lembro de perder muitas horas (muitas mesmo!!) do meu save no memory card (deve passar de 150 horas fácil) jogando essa pérola.


O jogo tem um fator agregador de fãs inigualável: juntar tantos Gundams em um unico jogo, ter um modo história fiel aos originais e proporcionar encontros inusitados dentro da franquia são ótimas cartas na manga. Os gráficos e o som são de respeito na versão do Playstation 2, porém, as versões de PS3 e X360 não tão bons, acredito que por este ter sido um dos primeiros jogos desenvolvidos para estes consoles, ainda que não sejam de jogar fora. Tudo isso acontecendo em tempo real sem queda de frames (e estamos falando de centenas de soldados aparecendo na tela). Entretanto a versão de PS2 tem suas limitações, principalmente porque a profundidade do cenário é prejudicada, e alguns inimigos acabam sumindo e reaparecendo de repente, ou estão um pouco mais longe já não são visíveis. Esse probleminha se agrava quando se joga no modo Multiplayer, mas ainda não atrapalha tanto a jogabilidade.

Versão PS2

Versão Xbox e PS3


O curva de dificuldade é insanamente desbalanceada. Não existem grandes diferenças entre o "Easy" e o "Normal", e, dependendo da missão, os inimigos ficam parados esperando que você os abata, sendo só o chefe da fase um desafio. Já no nível "Hard", 2 porradinhas e o HP do seu personagem já está no critico. Mas, apesar disso você consegue acompanhar um crescimento, e tentar evoluir junto do jogo, de modo que ainda consegue ser divertido, embora uma vez chegado em missões mais difíceis, você vai achar os inimigos ridiculamente fáceis nas missões anteriores. O AI dos personagens é razoável, pois os soldados rasos dificilmente iram te causar problemas nos níveis mais fáceis, enquanto nos difíceis eles são punk. Entretanto, os chefes de fase e os inimigos colossais podem, e irão, encher um pouco o saco.



Apesar destes pontos levantados, o jogo é divertido e recomendado para quem é fã da franquia Gundam. Mas, como todo o jogo do gênero ele pode se tornar enjoativo depois de um tempo (eu não provei disso porque jogo até hoje), já que as missões se repetem bastante e o objetivo é sempre ficar batendo nos inimigos feito louco. Então, na minha opinião o jogo é recomendado para os fãs da franquia (e para os apaixonados por Mechas, pois eu comecei a gostar mesmo de Gundam depois desse jogo). Já que é um jogo antigo, é possível conseguir uma cópia usada bem baratinho, e, quem sabe, se apaixonar pelo gênero. Fica a dica de um bom jogo para passar as tardes.



Nota: 7


Opinião do César: Esse tipo de jogo não faz meu estilo, e menos ainda mechas, mas bom jogo aos que gostam ^^


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